quinta-feira, 22 de março de 2012

Atualizando a Lista de Pacotes - Debian

Todos os aplicativos no Linux são compostos por uma série de pacotes que podem vir agregados ao arquivo de instalação, como é o caso de alguns arquivos .bin, ou podem ser agegados de acordo com as necessidades de cada aplicação.
Primeiro de tudo, temos que saber que existe um arquivo dentro do diretório /etc (veja no post sobre diretórios neste blog) onde consta a localização de todos os locais que o Debian deverá pesquisar, este arquivo se chama sources.list. Entendemos que já não consta as informações dos pacotes e sim onde o Debian deve pesquisar para pegar estas informações.Quando vamos fazer uma atualização de pacotes para instalar um aplicativo, temos dois caminhos para percorrer.
  1. Se você não possui acesso à internet, deve abrir este arquivo com o seu editor preferido e acrescentar à lista existente, todos os demais DVDs que possuem os pacotes, uma linha referenciando cada DVD, depois deverá comentar as linhas que farão pesquisas na internet.
  2. Se você possui acesso à internet, então deverá abrir este arquivo, comentar as linhas que referenciam os DVDs e acrescentar as demais localizações que poderão ser úteis na busca de pacotes atualizados, esta lista você encontrará no site oficial do Debian.
Após a  atualização do arquivo sources.list, é necessária a atualização da lista com a localização dos pacotes, suas versões e outras informações que serão pertinentes no processo de instalação no futuro.
Como super usuário "root", você deve executar o comando apt-get update (tudo em minúsculo).
Este processo irá verificar a lista de localizações que você cadastrou, seja DVDs, seja sites da internet, e irá preparar uma relação que será utilizada posteriormente, durante uma instalação de aplicativos.
Devo sempre ressaltar que o usuário root é um usuário de ADMINISTRAÇÃO, não deve ser utilizado para a instalação de produtos e aplicações, por questões de segurança. É CLARO que instalar diretamente no usuário root é MUITO mais simples, porém é errado e deve ser sempre evitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário